quinta-feira, 29 de novembro de 2007

O Empreendedorismo Religioso



Nada melhor que falar do empreendedorismo na religião começando pelo Bispo Edir Macêdo, dono da Igreja Universal do Reino de Deus, engraçado DONO. Então vamos fazer uma viagem nessa história: Se ele é dono foi porque criou, se criou precisa se manter, para se manter precisa ter algo para vender, para vender tem que ter alguém que compre, parece que chegamos a conclusão.Um empreendedor é isso, ter uma visão diferente, foi o que ele fez. Viu a carência das pessoas em relação a , como é um empreendedor nato, ele soube fazer direitinho, encontrou o produto certo para vender. A FÉ. E viu que teria muitos clientes, desculpe-me FIÉIS. Não hesitou em querer abrir uma Empresa, e usar a Bíblia como seu maior aliado.

Texto retirado do site da IURD falando da ousadia do empreendedor Edir Macêdo:

Quando o jovem Macedo alugou o galpão, algumas pessoas consideraram o gesto uma loucura, já que o aluguel do imóvel era muito caro. Essa ousadia, entretanto, contribuiu para fazer da Universal o que ela é hoje: uma Igreja que não pára de crescer.

Se alguém ainda tem duvidas se é uma empresa a Universal, é só analisar o que ela faz para vender a Fé, coisas absurdas e técnicas que qualquer bom empreendedor sabe fazer e tem com ele esses atributos.Mais um texto para que não haja mais dúvidas:

Trinta anos se passaram e, atualmente, a IURD tem cerca de 8 milhões de fiéis somente no Brasil. Possui 9.600 pastores e gera 22 mil empregos diretos em mais de 4.700 templos instalados em 172 países. O trabalho continua crescendo dia após dia.

Números bonitos são, por isso que sempre chamarei de EMPRESA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS. Todo empreendedor tem consigo uma arma forte, que se chama persuasão e isso o BISPO tem de sobra, para confirmar minha teoria e aumentar minha indignação em relação à EMPRESA do BISPO, encontrei uma entrevista do mesmo, eis aqui mais um trecho:
* Cuidado, tirem as crianças do computador, você vai ler coisas absurdas. *

VEJA - Qual a fundamentação teológica para a insistência da Universal em recolher dinheiro de seus fiéis?
MACEDO - A Bíblia, do início ao fim, fala sobre ofertas. A oferta representa alguma coisa. Não é simplesmente uma questão de dinheiro. Ela significa amor. Quando você ama alguém, você dá alguma coisa a esse alguém. Como expressar seus sentimentos por alguém? Dando-lhe algo. Abraão quase sacrificou o filho para dar esse algo a Deus. Nós damos à oferta.
VEJA - Quanto mais dinheiro se pagar na oferta, maior será a bênção a ser recebida de Deus?
MACEDO - Segundo os Coríntios 9,6, o apóstolo Paulo diz: "O que semeia pouco, pouco também ceifará. E o que semeia com fartura, com fartura ceifará". Eu ensino isso às pessoas. De acordo com o tamanho da fé, a pessoa faz a oferta. Para que alguém alcance as riquezas de Deus, é preciso manifestar uma fé. A fé no Deus vivo é o melhor investimento que uma pessoa pode fazer na vida.
VEJA - E se depois de tantas ofertas a promessa não se cumprir?
MACEDO - Por que a Universal cresce? Porque está trazendo benefícios para as pessoas. Caso contrário, a igreja desapareceria. As pessoas estão recebendo. Está havendo uma troca com o Criador.
VEJA - Por que o senhor simplesmente não pega uma parte da riqueza da Universal e distribui entre os pobres?
MACEDO - Jesus disse que a riqueza de um homem não consiste nos bens que possui. A minha riqueza é a minha fé, a minha família. O resto para mim não importa. Isso não quer dizer que eu não venha a utilizar as coisas deste mundo. Uso porque elas são para ser usadas.
VEJA - Mas, bispo, e as criancinhas nos faróis?
MACEDO - Na Universal, muitos pastores abriram mão de ter filhos. Isso não os impede de adotar. Nós achamos que é melhor adotar do que ter um filho. Porque as crianças que estão aí precisam de ajuda, estão desamparadas, precisam de pai. Em vez de trazer crianças ao mundo, vamos ajudar as que estão aí. Muitos pastores têm crianças adotadas. É uma prática na Universal.
VEJA - Qual o patrimônio que a Universal reuniu depois de tantas ofertas, de tantos fiéis?
MACEDO - Não posso falar em números. A Bíblia ensina que Davi cometeu um grave erro e veio uma maldição sobre o povo judeu porque ele contou o número de pessoas que compunham Israel.
VEJA - Ah, ah, ah.

Sem esquecer que o BISPO é dono da Rede Record, onde a IURD coloca R$ 300.000,000,00 todos os meses e lançou sua biografia, que já tem 700.000 cópias vendidas só com seus clientes.

Baixar Livro O Bispo - A História Revelada de Edir Macedo logo que eu encontrar o link coloco por aqui.

Alguma dúvida sobre minha teoria?

8 comentários:

Anônimo disse...

Analizando a materia e seu comentario, entre voce e o Edir Macedo, eu fico com ele, com certeza penso que vc contribuiria muito pouco para um mundo melhor.

Anônimo disse...

Você não sabe de nada.
Na iurd a pessoa não é obrigada a nada,ninguém vende a fé
A fé todos tem crente,até o diabo é .
Só que a uma diferença daqueles que servem e aqueles que não ...
Se vc quiser tirar sua duvida participe de uma reunião da terça feira.Ai vc vai ver o contrário do que vc ta falando ...Seja lá quem vc for ...pense bem a iurd ou o bp Edir Macedo ou os bispos pr,obr,da igreja ninguém tá ai pra isso se vc fala que a igreja é uma empresa o problema é seu.Quem tem boca fala oq quer .Fale bem ou fale mal mas falem da iurd.a sua imaturidade na fé nos faz acelerar o crescimento do trabalho não pra iurd ou para o bp, mas para Deus .

Anônimo disse...

Está muito bom o seu ponto de vista... mas do que isso, a dissertação está ótima. Tenho apenas uma pequena observação a fazer, tendo em conta a sua opinião pessoal. É evidente uma certa crítica moral em relação ao Edir Macedo (que até compreendo), mas eu diria que ele até está certo, pois está correndo atrás do dele, ganhou dinheiro!
Se existem outros valores além disso... acho que sim, mas como dinheiro é importante também, pelo menos ele soube tirar proveito disso. Parabéns pra ele!
A religião sempre foi assim. Pobres mesmos são esses fanáticos que o defendem com unhas e dentes sem tirar proveito de nada disso, ou até tiram... pois grande parte da humanidade ainda necessita se iludir com um deus todo poderoso e sacana que promete um paraíso para aqueles seguem pessoas como o Papa,Edir Macedo,Buda ou Maomé...não importa! A verdade é que 90 porcento da população está aqui para seguir alguém e sua idéia. Edir Macedo teve uma idéia, colocou em prática e ganhou dinheiro.

Mas é isso meu amigo, parabéns pelo texto.

Megazord disse...

o filme JOGOS MORTAIS ficaria muito mais popular se o empresário Edir Macedo fosse um jogador do filme.
Jonh teria que inventar uma arma para o tamanho da honestidade da sua vítima. Seria legal ver o Jonh falar sobre as coisas feias que Edir cometeu na vida.

Anônimo disse...

"pois grande parte da humanidade ainda necessita se iludir com um deus todo poderoso e sacana que promete um paraíso para aqueles seguem pessoas como o Papa,Edir Macedo,Buda ou Maomé..."
Isso é ridículo ...
Quem botou isso aí ???
Olha, eu nem sou da igreja universal, sou da Assembléia, mas eu não acho que Deus ia ficar parado lá de cima vendo pessoas ruins roubar pessoas desiludidas...
Ele têm dinheiro sim, muito dinheiro até, mais é tudo ganho da RECORD, é o trabalho d'ele, ele é o presidente da Rede RECORD !!!
O dinheiro ganho da igreja´é da igreja não d'ele ...
E você que botou essa sua opinião ridícula sobre o Edir Macedo ...
Que Deus te dê a chance de mudar de opinião, até que venha o dia do juizo ..
"Bem-aventurado, aquele que não viu e creu ..." Bíblia Sagrada .
Que Deus te abençoe !

Anônimo disse...

Isso não é teoria, é apenas o que o senso comum já explora de longa data. Não por acaso o recurso empírico da tal "teoria" está justamente na Veja, a "gossip magazine" mais palatável ao brasileiro médio.

Anônimo disse...

Porque fazer negócio com a fé é desonesto? Se as pessoas querem pagar pela sua religião que o paguem. Desonesto é não tributar a igreja que assim o faz...mas aí é comprar briga não só com a IURD, mas também com a madre igreja, a qual, se não vende crença, ao menos funciona como uma autêntica empresa ou investidor, ou ela possui toda essa majestade apenas porque o argentino descende espiritualmente do israelita?

Daumas disse...

Muito legal seu texto, olhando pelo lado do empreendedorismo, faz todo sentido, Edir Macedo é um empreendedor nato, digno de virar case de sucesso, muitos dos comentário acima mostram a marcar que ele criou.